sexta-feira, 1 de junho de 2012

[SIN2] Telecomunicações

A comunicação é caminho percorrido pela informação, se faz presente em nosso convivio profissional, pessoal e é o agente que movimenta a informação pelo mundo.
Em uma organização está presente em todos os momentos, como por exemplo:
1. Mídia impressa: A mídia impressa é um agente de comunicação que ainda está presente no dia-a-dia organizacional, seja por jornais, revistas, folders e informativos.
2.Comunicação telefonica: Está presente pricipalmente nas áreas de vendas, suportes e telemarketing, interligando a troca de informações.
3.Tele-conferência: Cada vez mais presente no relacionamento das organizações, podendo aproximar reuniões e diminuição custos.
4. E-mails, chamados, Helpdesk: São muito utilizados dentro das organizações para atendimento á clientes.
As empresas estão se tornando empresas conectadas em redes. A Internet e as redes de tipo Internet dentro da empresa (intranets), entre uma empresa e seus parceiros comerciais (extranets) e outros tipos de rede se tornaram a principal infra-estrutura de informática de muitas organizações. Essas redes de telecomunicações permitem a gerentes, usuários finais, equipes e grupos de trabalho trocarem eletronicamente dados e informações em qualquer parte do mundo com outros usuários, clientes, fornecedores e parceiros de negócios. Com a utilização de tais redes, as empresas podem:
·                    Colaborar de modo mais criativo
·                    Gerenciar suas operações e recursos de modo mais eficaz
·                    Competir com sucesso na atual economia global em rápida transformação.
Telecomunicações é toda forma de troca de informações (voz, dados, texto e imagens) por meio de redes baseadas em computadores.
As aplicações de telecomunicações estão agrupadas em três categorias principais:
Colaboração Empresarial – utilizam redes de telecomunicações para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre membros de equipes e grupos de trabalho das empresas.
Comércio Eletrônico – as aplicações apoiam a compra e venda de produtos, serviços e informações pela Internet e outras redes de computadores.
Empresariais Internas – as aplicações de telecomunicações dependem do apoio de várias redes de computadores para as operações da empresa.

[SIN2] As tecnologias podem mudar as organizações?


No decorrer da última década, após a entrada nos anos 2000, a tecnologia aliada ao processamento de dados mudou e continua mudando as organizações, essas mudanças são perceptíveis em uma gana de áreas dentro das organizações.Um grande vilão de todas as organizações sempre foi e continuara sendo a falta de comunicação, onde sua chave de sucesso está na mensagem compreendida e não na mensagem enviada.Atualmente a tecnologia da internet é a fonte das principais ferramentas usadas no mundo dos negócios, para comunicação e coordenação. O e-mail é algo extremante simples, porém indispensável em uma organização, ele reduziu e ainda reduz muito os gastos com atendimento aos clientes, substituindo as chamadas telefônicas. Áudio e vídeo conferência têm reduzido inúmeros gastos administrativos e de gestão de negócios, pois pode conectar escritórios remotos, por exemplo, um escritório em São Paulo conectado a outro em Berlin, sem a necessidade de deslocamento de profissionais.Contudo a tecnologia está mudando paradigmas organizacionais, melhorando a comunicação, ampliando o networking empresarial, abrindo novas portas para negócios e reduzindo custos de gerenciamento organizacional nos mais variados setores produtivos.


Laudon, Kenneth & Laudon Jane, Sistemas de informação gerenciais, 7ª Edição. Cáp. 6. 2010.

[IHM] Mecanismos da Percepção Humana